Pular para o conteúdo
Voltar

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza entrega de medalha em Rondonópolis

A cerimônia de entrega ocorreu nesta segunda-feira (23)
Cel BM Fabrício | CBMMT

Assessoria
A | A

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) realizou nesta segunda-feira (23.01) as 13h00, no Quartel do Comando Regional Bombeiro Militar – II, em Rondonópolis-MT, o ato solene de entrega da Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso Imperador Dom Pedro II” – Grau Comendador, concedida ao Excelentíssimo senhor Wanderlei José dos Reis - Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Especializada da Família e Sucessões de Rondonópolis-MT, Juiz Coordenador do CEJUSC de Rondonópolis-MT e Juiz Eleitoral Titular da 46ª Zona Eleitoral de Mato Grosso desde evereiro de 2021.

Dr. Wanderlei é membro titular-vitalício da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e Academia Mato-grossense de Magistrados (AMA), é professor formador da ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados) e da Escola Superior de Direito de Mato Grosso (ESMAGIS-MT). Penalista e constitucionalista, é articulista de revistas jurídicas do Brasil, Europa e EUA com mais de cento e cinquenta artigos publicados e já foi capa várias vezes da revista jurídica Consulex. Já publicou outros oito livros: “Recursos Penais”, “Temas de Direito Penal”, “Diretoria de Foro e Administração Judiciária”, “Toga e Pelerine”, “Direito Penal para Provas e Concursos (4ª ed.)”, “Tribunal do Júri”, “Tutela Penal Ambiental” e “Princípios Constitucionais”.

A Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso “Imperador Dom Pedro II” é considerada a maior honraria do CBMMT, sendo o “Grau Comendador” o mais alto grau da comenda. É concedida somente àqueles que tenham prestado relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

Consideram-se serviços de relevância ao CBMMT aqueles resultantes em benefícios reais e notórios para o prestígio ou a eficiência da Corporação.

A condecoração concedida ao Excelentíssimo Senhor Juiz constitui uma homenagem tributada, por suas atitudes e obras, que o torna digno de alta estima e do reconhecimento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

Durante a solenidade, o agraciado lembrou da sua história de vida de origem humilde e dificuldades, superadas através do estudo. Contou também da época em que passou para Escola de Sargento das Armas, servindo como Sargento do Exército Brasileiro. No final, citou um dos principais doutrinadores do Direito Administrativo, Hely Lopes Meirelles, que ensinou que os princípios da hierarquia e da disciplina não são exclusivos das corporações militares, estando presentes também na Administração Pública como um todo.

Já o Senhor Coronel BM Alessandro Borges Ferreira, Comandante-Geral do CBMMT e Presidente Honorário da Ordem, em sua fala, disse que ao analisar a indicação do agraciado para o recebimento da Ordem, de imediato deferiu, não só pelos relevantes serviços prestados que este tem para com o CBMMT, mas também pelos relevantes serviços dedicados a toda sociedade. Falou também do motivo pelo qual a Ordem recebe o nome do Patrono do Corpo de Bombeiros Militar, D. Pedro II, desde sua origem e por último ratificou a importância da Corporação ser e permanecer como militar.

O Senhor Coronel BM Paulo Correia Rodrigues, Diretor de Administração Institucional, destacou que indicou o nome da Sua Excelência, o Senhor Wanderlei, para o recebimento da referida comenda devido ao seu comprometimento com a corporação e com a sociedade, lembrando da época em que o agraciado já cooperava com o CBMMT, quando o Coronel Paulo Correia atuava ainda como Comandante do Quartel da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar em Sorriso-MT.

Por fim, o Senhor Coronel BM Fabrício Gomes Costa – Comandante Regional Bombeiro Militar – II, teceu elogios a pessoa do Exmo. Sr. Wanderlei, exaltando a capacidade intelectual do magistrado e do comprometimento dele, não só com Corporação, mas principalmente com a sociedade rondonopolitana.