Polícia Militar Polícia Civil Sesp Exército-IGPM

Fonte: Assessoria/Bombeiros-MT
Data: 07/03/2012

Por: Arquivo
mulheres contribuem para o crescimento da instituição

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso parabeniza seu efetivo feminino no dia Internacional da Mulher, principalmente as mulheres da instituição que a cada instante, com bravura, destemor e perseverança prestam seus relevantes serviços à sociedade mato-grossense.

As cinquenta e uma mulheres bombeiros que representam a instituição em Mato Grosso, são exemplos da força feminina na carreira militar e demonstra que as mulheres vêm conquistando seu espaço, que até em 2001 era restrito aos homens.

Naquele ano, as três primeiras mulheres ingressaram na instituição no Curso de Formação de Oficiais (CFO), concluído em Brasília-DF e Belém-PA. Em 2004, a instituição recebe as primeiras oficiais e realiza formatura da primeira turma de doze soldados femininos formadas no próprio Estado.

Com a progressão na carreira, hoje a instituição possui em seus quadros, três capitães, cinco primeiros-tenentes, três segundos-tenentes, uma aspirante a oficial, quatro no CFO em outros estados, três terceiros-sargentos, cinco cabos e vinte e sete soldados.

Em março do ano passado, a capitã BM Vivian Rizziolli Corrêa assumiu o comando da 11°CIBM em Campo Verde, e tornou-se a primeira mulher a comandar uma Companhia Independente de Bombeiros Militar no interior do Estado.

“As mulheres da Instituição em nada são diferentes dos homens no cumprimento de suas missões. Elas cumprem seu dever profissional e muitas chegam às suas casas e ainda tem que cumprir o papel de mãe, esposa ou filha”, enfatiza o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Coronel.

A coragem, força e sensibilidade feminina na carreira militar destacam e valorizam a profissional. O exemplo desses adjetivos pode ser percebido no atendimento da soldado Elydja Fernanda Mundim da Fonseca. Elydja se emociona ao lembrar do resgate de um bebê que nasceu em um vaso sanitário em Sinop, (503 quilômetros de Cuiabá), no mês de novembro (foto ao lado).

Elydja cuidou do bebê enquanto a mãe era atendida pela equipe de resgate e carregou a criança no colo até o Pronto-Atendimento Municipal. “Eu a levei no colo. Foi uma sensação única. Não sei se é porque eu já sou mãe, mas é uma sensação agradável de maternidade”, conta.

“A criança foi retirada do vaso sanitário com a placenta e o cordão umbilical. O parto foi completo. Então, antes de levar o bebê ao hospital, realizamos o procedimento de laço no cordão umbilical, para não haver riscos para o bebê, e colocamos oxigênio nele até chegar ao pronto-atendimento”, recordou.

A soldado Karlla Pires, é uma mulher que se destaca no desempenho de suas funções administrativas no Quartel do Comando Geral, é a primeira a chegar ao local de trabalho e a última a sair. Procura atender todos os pedidos de seus superiores com rapidez e eficiência. “Faço meu serviço com atenção e me dedico ao máximo na solução dos problemas”, fala.

A tenente Poliana Simões, oficial das mais destacadas na instituição, encara qualquer tipo de ocorrência e não mede esforços para cumpri-la. Realiza suas tarefas como qualquer soldado. “As mulheres lutam por igualdade e respeito, por isso mesmo não pode fugir de nenhuma responsabilidade”, pontua a tenente.

A conquista do espaço profissional através de suas múltiplas habilidades e capacidades de superar obstáculos fazem da mulher bombeira, uma peça fundamental no relacionamento da instituição com a sociedade.

O coronel Alexandre avalia que o 8 de março, (Dia Internacional da Mulher), é um momento de reflexão com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual. “O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher”, pondera o comandante.

tenente Sheila

tenente Sheila como guarda-bandeira em formatura do Corpo de Bombeiros

No Dia Internacional da Mulher, o Corpo de Bombeiros Militar presta homenagem a cada brava guerreira:

Luciana Bragança Brandão da Silva – CAP BM

Vanessa Rosa Pereira - SD BM

milena disse:
Em 07/01/2013 às 17:25:43
ameii to doida pra ser isso ...

Deixe seu comentário

Não divulgaremos o seu email. O seu comentário será analisado antes da publicação. O direito de publicar fica reservado ao departamento de assessoria do Corpo de Bombeiros seja, na íntregra ou parcialmente os comentários aqui deixados.

Nome (obrigatório)

Email(obrigatório - não será divulgado)

Assoaf - MT  Assoade-MT  Fiplan Sefaz Casa Militar MT Governo MT SAD