Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Polícia Militar Polícia Civil Sesp Exército-IGPM
Página Inicial Fotos Vídeos Estatísticas Fale Conosco
  Quarta-Feira, 20 de Agosto de 2014  



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player





:: CFSd
 

 

Curso de formação de soldado BM começa nesta segunda-feira

Fonte: Assessoria \Bombeiros-MT
Data: 20/01/2011

Por: Arquivo
formatura em unidades BM

Depois da apresentação dos candidatos a soldado bombeiro militar no Quartel do Comando Geral, o Curso de Formação de Soldado (CFSd) entra na semana zero, fase de apresentação e adaptação dos oitenta e nove calouros, no 1º Batalhão de Bombeiros no bairro Verdão, nesta segunda-feira (24). 

Em cada dia da semana, o aluno terá aula integral de adaptação militar (ordem unida, corrida em tropa, hierarquia), com previsão na segunda-feira; em altura (subida na autoescada mecânica, passagem no pórtico, salto no tanque de mergulho), com previsão na terça-feira; em meio líquido (natação, apneia estática e dinâmica, mergulho livre, flutuação), com previsão na quarta-feira; com fogo (pista de rastejo, bomba armar, ambiente confinado e apresentação de material), com previsão na quinta-feira; educação física (alongamento, aquecimento, corrida e piscina), com previsão para a sexta-feira, na Academia de Policia Judiciária Civil – Acadepol. 

Na semana dois, o comandante geral, coronel Alexandre Coronel, pretende realizar uma formatura geral para a recepção de boas-vindas, com a receptividade dos bombeiros que servem em Cuiabá e Várzea Grande com o novo efetivo. Na oportunidade, o comandante também irá inspecionar o aproveitamento e andamento do curso.  

Durante o período de formação, pouco mais de cinco meses, a coordenação do CFSd, fica sob a responsabilidade do major Wendell Arruda, cada matéria profissional terá um oficial como instrutor com a ajuda de monitores, o aluno receberá o soldo no valor de R$ 1.124,50, após a conclusão que está prevista para o dia dois de julho, o soldado irá receber R$ 1.799,22.

De acordo com o Edital inicial, os soldados serão distribuídos nos pólos de Alta Floresta, Colíder, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Xavantina e Pontes e Lacerda com dez vagas cada. Com a inclusão de mais 29 candidatos, o comandante geral fará uma nova distribuição.


  
 
Candidatos ao cargo de soldado se apresentam no Comando Geral do CBM

Fonte: Assessoria \Bombeiros-MT
Data: 17/01/2011

Por: Arquivo
apresentação de alunos a bombeiro

Os oitenta e nove candidatos ao cargo de soldado do Corpo de Bombeiros Militar, do Concurso Público do Governo do Estado se apresentaram no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na manhã desta segunda-feira (17). Nesta semana, os alunos a soldados concluem a entrega de documentação pendente para a matrícula e iniciam a quinta fase (Investigação Social) que acontece paralelamente ao Curso de Formação Soldado (CFSd).

Os candidatos apresentaram o Formulário da Investigação Social devidamente preenchido; o Resultado do Teste Toxicológico; cópia autenticada do documento de identidade; cópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física - CPF; cópia autenticada do certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, cópia autenticada do título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição ou certidão do cartório eleitoral quanto ao cumprimento das obrigações eleitorais; cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS ou declaração do órgão que comprove o último emprego, ou declaração firmada pelo candidato de que nunca exerceu atividade laboral; cópia autenticada do diploma, devidamente registrado, de conclusão do ensino médio; cópia da Carteira Nacional de Habilitação e cópia do comprovante da residência atual; além da apresentação de uma Conta Corrente no Banco do Brasil.

O curso de Formação será realizado de acordo com a Lei Complementar n. 408, de 01/07/2010, que Institui o Sistema de Ensino da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. O resultado da Investigação Social será divulgado até o término do CFSd.

O major Adelir Martini que responde pela Diretoria de Ensino, Instrução e pesquisa (DEIP) recepcionou os alunos, parabenizando-os pela conquista alcançada em cada etapa do concurso, pela dedicação e perseverança em lutar pelos objetivos almejados. “sabemos que não foi fácil chegar até aqui, precisaram de empenho e firmeza para vencer os obstáculos. Os mesmos adjetivos todos vão precisar para concluir o curso de formação e para prosseguirem com sucesso na carreira profissional”, recomendou.  

O coordenador do CFSd, major Wendell Arruda fez a apresentação da grade curricular, dos materiais que vão precisar,  tirou dúvidas sobre a profissão que os alunos acabaram de conquistar e de como vai ser o andamento do curso durante pouco mais de cinco meses. A conclusão do curso está prevista para o dia dois de julho, onde realizarão uma formatura e passarão definitivamente a soldado bombeiro militar.   

 

Fotos do início do Curso de Formação de Soldado Bombeiro Militar, (CFSd\2011):

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso de formação de soldado BM encerra com instruções de campo

Fonte: Assessoria/Bombeiros-MT
Data: 29/06/2011
 

Após pouco mais de cinco meses, oitenta e quatro alunos do Curso de Formação de Soldado (CFSd), encerram nesta semana o período de aprendizagem, com instruções práticas realizadas no Campo de Instruções do Exército Brasileiro no Coxipó do Ouro. Durante a semana são aplicadas as disciplinas de Técnicas de Sobrevivência, Orientação e Navegação, Atendimento Pré-Hospitalar, Transposição de Obstáculos, Pista de Ação e Reação e Operações Aéreas.

A formatura de encerramento do 13º CFSd, acontece neste sábado (02.7) no Quartel do Comando Geral (QCG) em Cuiabá. Nesta data, os novos bombeiros militar serão declarados soldados e estarão aptos a exercerem a profissão em seus respectivos pólos. 

Os alunos passaram por técnicas de sobrevivência com conhecimentos básicos para cumprirem missões de busca na mata, por exemplo, procurar por pessoas desaparecidas. Para isso, tiveram o conhecimento de como fazer fogo, criar um abrigo para se proteger da chuva, vento e frio, procurar por água ou comida, se orientar.

Na operação aérea, foram repassadas as noções de atuação em aeronaves, no atendimento de ocorrências de resgate, busca e salvamento, combate a incêndio florestal, utilizando o embarque desembarque, técnicas verticais como o rappel, conhecimento de tripulante operacional, entre outras. 

Na transposição de obstáculos em regiões de florestas, foram empregadas as técnicas com utilização de cordas na construção de ponte de uma e duas cordas, comando-craw, preguiça, meios improvisados de flutuação, ponte improvisada, cabo submerso e bóias improvisadas. 

Durante o período de formação a coordenação do CFSd, ficou sob a responsabilidade do major Wendell Arruda.  Cada matéria profissional teve um oficial como instrutor com a ajuda de monitores. Inicialmente, de acordo com o Edital, os sessenta candidatos serão distribuídos nos pólos de Alta Floresta, Colíder, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Xavantina e Pontes e Lacerda, com dez vagas cada. Com a chamada de mais candidatos, o comandante-geral fará uma nova distribuição dos 24 formandos 'excedentes'.

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
     

 Assoaf - MT  Assoade-MT  Fiplan Sefaz Casa Militar MT Governo MT SAD
© Copyright 2006 - Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso
Rua Coronel Benedito Leite, Nº 401 Bairro Centro Sul - Cuiabá/MT - Cep: 78020-110
Telefone: (65) 3613-7403