PRODUTOS PERIGOSOS

Seminário discute emergências ambientais com produtos perigosos

09/11/2017 - 17:12
Fernanda Nazário | Sema-MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso participou do Seminário de Emergências com Produtos Perigosos e Resíduos Sólidos, iniciado no dia 6 de novembro e encerrado nesta quinta (09/11), sob organização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Cerca de 100 pessoas participam do seminário no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, n° 5115, bairro Areão, em Cuiabá.

De acordo com a presidente da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais Produtos Perigosos de Mato Grosso, que também é servidora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Nilma da Silva Taques, o objetivo da atividade é prevenir as ocorrências de acidentes com produtos químicos perigosos, bem como aprimorar o sistema de Preparação e Resposta Rápida a Emergências Químicas no Estado.

“É imprescindível que o Estado esteja preparado para enfrentar esse tipo de desastre considerando o crescimento das atividades de produção, manipulação, armazenamento e distribuição dos produtos químicos. Ao se preparar para enfrentar possíveis desastres, estaremos minimizando os riscos e as consequências desses episódios e isso é um ganho para nós, já que estaremos um passo à frente da situação.”

Nilma explica que no último dia de evento será feito a simulação de vazamento de gás no gasoduto. “Vamos simular um acidente que acarretará no vazamento de produto perigoso. O produto nesse caso é fictício. Com essa atividade queremos avaliar o preparo da equipe que participou do evento para quando ocorrer um acidente de verdade eles possam atender adequadamente.”

Participam do seminário servidores públicos, empresas privadas, sindicatos, concessionária de rodovia, representantes de diversas entidades como, Sema, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) e prefeituras.

Programação

O seminário iniciou nesta segunda-feira (06.11) e já debateu até o momento diversos temas, como o coprocessamento de resíduos; riscos ambientais da mineração; gestão de resíduos industriais; atuação da concessionária em acidentes perigosos; técnicas de tratamento de resíduos gerada na suinocultura, entre outros.

Na quarta-feira (08.11), a partir das 8h, o grupo voltou a se reunir para tratar do papel da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) como Centro Regional da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) para a Região da América Latina e Caribe.

Logo em seguida o grupo também tratou do gerenciamento e prevenção risco rodoviário, além de ministrar orientações de como reduzir os fatores de risco de acidentes no transporte rodoviário. Na quinta-feira (09.11), às 8h, foi realizado uma simulação, demonstrando a atuação conjunta dos diversos órgãos em uma ocorrência de vazamento em tubulação de gás natural. O exercício foi realizado na termoelétrica Gasocidente, localizada no distrito industrial de Cuiabá, que utiliza gás natural importando da Bolívia.