SENABOM

Bombeiros de MT apresentam trabalho científico no Seminário Nacional de Bombeiros

13/11/2017 - 18:00
Augusto Pereira

O XVII Seminário Nacional de Bombeiros, que foi encerrado na ultima sexta (10/11) na Paraíba, reuniu gestores de Segurança Pública do Brasil e da Guiana Francesa. O Senabom reuniu mais de 4 mil participantes no Centro de Convenções de João Pessoa. Entre as palestras, debates e trocas de experiência realizadas, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso enriqueceu o evento com a apresentação de um artigo científico que aborda a experiência de Brigadas Mistas em Mato Grosso.

“Brigadas Municipais Mistas em Mato Grosso, efetividade na redução de focos de calor e área queimada”, esse foi o tema do trabalho que apresentou o levantamento de dois indicadores das BMM: área queimada e focos de calor. O estudo buscou quantificar os dados desses dois indicadores.

Em 2015 e 2016 Mato Grosso registrou aumento dos focos de calor, mas os municípios que estruturaram Brigadas Municipais apresentaram redução efetiva de focos de calor e de área queimada. Das dez brigadas estruturadas em 2015, oito reduziram área queimada e nove apresentaram redução de focos de calor. “Essa é uma estratégia que se demonstrou eficiente por seu caráter integrador entre poderes municipais, cidadãos, entidades de classe e Corpo de Bombeiros. O incêndio florestal é a principal ocorrência de desastre ambiental em Mato Grosso e a Brigada Municipal Mista é a principal estratégia de resposta”, afirmou o TC BM Paulo Barroso, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais.

A eficiência deste instrumento de resposta inovador, fundamentado no conceito de integração de esforços é possível de mensurar. As brigadas de 2015 e 2016 são também instrumentos de prevenção ativa, uma dado que apresenta isso é que as brigadas atuaram em 75% do tempo na prevenção em 2017. Em 2016 a atuação preventiva se ampliou para 85% do tempo das brigadas.