FIM DE ANO

Bombeiros do Futuro encerram atividades de 2017 em todo o estado

06/12/2017 - 17:30
Augusto Pereira

O projeto social Bombeiros do Futuro chegou ao fim em 2017 com o envolvimento de 1.230 crianças e adolescentes em todo o estado. O encerramento da 19ª edição do projeto em Cuiabá aconteceu nesta terça (05/12), no auditório do colégio Liceu Cuiabano. A iniciativa já está presente em quase todas as unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Cada turma do Bombeiros do Futuro tem a data de início e final determinados pela coordenação geral, mas tem sua própria agenda de atividades e liberdade para realizar as ações de acordo com as possibilidades de estrutura e recursos disponíveis.

Por isso os desafios são tão diferentes dentro do projeto como o arvorismo, dicas de segurança com gás de cozinha, aventuras na floresta ou no Pantanal. O objetivo do Bombeiros do Futuro é promover mudanças positivas em comunidades em que há uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar. Para isso são passados conceitos de disciplina, ordem, solidariedade e espírito de equipe que fazem parte da cultura institucional das forças militares.

O coordenador do projeto, Tenente Ednaldo Ferreira afirmou que foi uma edição muito exitosa já que envolveu mais bombeiros com atividades dentro do 1º Batalhão de Bombeiros Militar. “Tivemos atividades musicais, mais aulas práticas e equipe do projeto em atividade três dias por semana em Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Cuiabá”.

O Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Coronel Alessandro Borges, elogiou o trabalho de coordenação do projeto. “É preciso aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece e essa foi uma oportunidade muito importante na vida de todos vocês, mesmo que não sigam uma carreira militar, vocês terão boas lembranças desses dias”.

Jade de Arruda Martins, mãe de um dos alunos do projeto, conta que achou ótimo que seu filho participasse. “Primeiro porque incentiva a carreira militar, segundo porque ele adorava, contava os dias para chegar a quinta-feira”, diz a mãe orgulhosa. O projeto Bombeiros do Futuro alcançou 1.230 crianças e adolescentes em todo o estado em 2017. Outras cidades também finalizaram o BF nesta semana.

Sinop

Em Sinop, o projeto Bombeiros do Futuro teve seu último dia de atividades neste sábado (02/12) com a palestra do promotor de justiça do Ministério Público da comarca da cidade, Nilton Cesar Padovan. O promotor abordou temas relacionados a direitos e deveres das crianças, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele enfatizou que os pais têm o dever de cobrar dos filhos que ajudem, que trabalhem nas tarefas de casa como forma de compreender suas responsabilidades. Assumir as responsabilidades junto à família é diferente de exploração do trabalho infantil, proibido pelo ECA.

Sorriso

O comandante da 3ª Regional do Corpo de Bombeiros Militar, TC BM Hector, esteve presente na comemoração ao Dia do Patrono, momento em que foi realizada a solenidade de encerramento da 11ª edição do Projeto Social Bombeiros do Futuro em Sorriso. Esta edição foi  iniciada em setembro, com envolvimento de 93 crianças e adolescentes que foram divididos em três pelotões, coordenados pelo 3º Sgt BM Thalmir.

Nova Mutum

As atividades do BF se concentraram no segundo semestre e tiveram aulas de combate a incêndios, salvamento aquático, salvamento em altura, sobrevivência na selva e conceitos sobre habilidades específicas do Corpo de Bombeiros Militar.