INTEGRAÇÃO

Bombeiros reforçam esquema especial da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso

13/06/2018 - 18:25
CBMMT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), convocou uma coletiva com as forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Detran, Politec e Corpo de Bombeiros) nesta quarta-feira (13.06) para apresentar a Operação Copa do Mundo. As polícias terão um reforço de efetivo para o período em que há aglomerações em ambientes públicos e privados, assim como o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso que atuará de forma preventiva nestes pontos.

O CBMMT, assim como as demais forças, irá ampliar em 30% o efetivo padrão que mantém 200 militares de prontidão. Isso significa 60 bombeiros a mais no período dos jogos. Preventivamente, a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP) está fazendo vistoria em bares e espaços privados que exibirão os jogos da Copa.

O Tenente-coronel Willkerson Cavalcante lembra que a legislação contra incêndio e pânico prevê algumas exigências para locais comerciais de concentração de pessoas. “A DSCIP está atenta a esses critérios e vai manter a atenção extra nesse período que coincide com os festejos juninos”, afirmou o TC Cavalcante. Ele lembrou ainda que Mato Grosso tem registrado números baixos de acidentes com fogos de artifício e que é responsabilidade de todos evitar esses acidentes.

Operações Lei Seca também vai ser intensificada para evitar que torcedores bebam e dirijam. Com a campanha Maio Amarelo, de conscientização sobre os riscos no trânsito, o número de ocorrências de Atendimento Pré-hospitalar prestados pelo CBMMT nos primeiros cinco meses de 2018 caiu em 1.680 em comparação com o ano anterior.

Em Cuiabá são 24 pontos de concentração, em todo o estado estão previstos 40 pontos de aglomeração. Na capital a Orla do Porto é o ponto que tem a maior expectativa de público, em seguida as praças Popular e da Mandioca devem reunir pessoas para ver os jogos.