Emergência 193

Notícias

INSTITUCIONAL

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso apresenta o Procedimento Operacional Padrão

11/02/2019 - 16:30
Thays Amorim

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) deu um importante passo na padronização do atendimento na sexta-feira (08/02): foi entregue, no gabinete do Comando Geral, o Procedimento Operacional Padrão (POP). A diretriz, escrita por vários especialistas do CBMMT, é um compilado técnico dos procedimentos operacionais adotados pelos bombeiros em todo o estado. Procedimentos quanto à comunicação, recebimento de chamadas e de atendimento da ocorrência estão detalhados no POP.

Em 2011, uma portaria designou diversos oficiais para que o material fosse construído. A diretriz foi dividida em 8 grupos, cada um montado por uma comissão: atendimento pré-hospitalar, incêndio urbano, incêndio florestal, operações subaquáticas, produtos perigosos, salvamento aquático, salvamento terrestre e salvamento em altura.

Além de padronizar o que deve ser adotado em todo o estado, o POP oferece um respaldo técnico em relação às ações dos bombeiros militares. A Maj BM Jusciery Rodrigues, responsável pela reunião do material em conjunto com o Sgt BM Pirozzi, explicou que o material foi dividido em subgrupos: “dentro das ocorrências de salvamento terrestre, nós temos desde um corte de árvore até uma busca com cães”.

Os grupos serão atualizados conforme novos estudos e demandas da corporação. O Comandante-geral do CBMMT, Cel BM Alessandro Borges, ressaltou a importância do POP: “nós sempre tivemos procedimentos e manuais. Após um bom tempo de reuniões e atualizações, nós chegamos a um resultado muito importante e positivo. Isso, associado ao treinamento dos militares, isso irá facilitar a eficiência do trabalho”.

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!