03 de Junho de 2022 às 13:06
Bombeiros Militares de todas as regiões do Brasil participaram dos cursos concluídos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) realizou nesta sexta-feira (03/06) o encerramento do 2º Curso de Perícia de Incêndios Florestais (2º CPerIf) e do 1º Curso de Apoio Solo Para Operações Aéreas do CBMMT. A solenidade ocorreu no Batalhão de Emergências Ambientais e contou com a presença de autoridades como o Cel BM Ricardo Antônio Bezerra Costa – Comandante-Geral Adjunto e Chefe do Estado Maior, Cel BM Aluísio Metelo Júnior – Diretor Operacional e Assessor Parlamentar e Cel BM Luciana Bragança Brandão da Silva – Diretora de Gestão Estratégica e Diretora de Segurança Contra Incêndio e Pânico.
Com uma carga horária de 44 horas/aulas, o Curso de Perícia de Incêndios Florestais possui como objetivo localizar a origem do incêndio por meio da interpretação das evidências físicas deixadas pelas chamas nos materiais combustíveis e não-combustíveis, determinar a ação que o provocou, além de instruir os processos decorrentes de crimes ambientais.
Para comprovar o nexo de causalidade entre a ação do proprietário ou qualquer preposto e o dano efetivamente causado, há a necessidade de se estudar as causas e origens dos incêndios florestais. Este estudo é viabilizado por meio da perícia florestal e é importante também para subsidiar informações para elaboração dos planos estratégicos de prevenção e combate a incêndios florestais.
Já o Curso de Apoio Solo para Operações Aéreas do CBMMT possui 20 horas/aulas e visa transmitir aos alunos conhecimentos da aviação em geral, como também os conhecimentos operacionais acerca da atividade de apoio solo para as operações aéreas e demais missões de combate aos incêndios florestais onde o emprego de aeronaves de asa rotativa se façam necessárias.
Além de bombeiros militares do estado de Mato Grosso, ambos os cursos contaram com a participação de bombeiros militares de outros estados, como Mato Grosso do Sul, Acre, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Ao todo, 33 bombeiros militares concluíram o 2º CPerIf e 17 bombeiros militares concluíram o 1º Curso de Apoio Solo.
O Coronel BM Ricardo Antônio Bezerra Costa destacou a importância da constante capacitação do efetivo bombeiro militar para que a qualidade do serviço prestado à sociedade mato-grossense continue sendo de excelência, além de enfatizar a presença de bombeiros de todas as regiões da Federação nessas edições dos cursos, buscando se capacitar e replicar o conhecimento obtido para suas corporações. "A busca de outras corporações por cursos no nosso estado evidencia a referência que o CBMMT se tornou nessas áreas operacionais e a Corporação se encontra aberta para receber outros Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.".