EMERGÊNCIA 193

Notícias

Voltar Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso certifica brigadistas e realiza entrega de abafadores na Comunidade de São Jerônimo


13 de Junho de 2022 às 11:02
Ação faz parte do Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais, uma política pública do Governo de Mato Grosso para resposta preventiva no combate às queimadas
Assessoria | CBMMT


- - Foto por: Michel Alvim| Secom-MT
-
A | A

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato (CBMMT), através da sua Diretoria Operacional (DOP) e Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), capacitou um grupo de moradores na comunidade de São Jerônimo, em Chapada dos Guimarães (a 63 km de Cuiabá), para  atuar no primeiro combate aos incêndios em áreas rurais.

Os certificados, além de abafadores foram entregues aos brigadistas, neste domingo (12.06), durante solenidade com a presença do comandante-geral, cel BM Alessandro Borges, a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, além da comandante do BEA, tc. BM Jusciery Rodrigues Marques.

O comandante-geral do CBMMT, cel Alessandro Borges, destacou que o principal objetivo é a preservação do meio ambiente. "As pessoas que vivem no local têm as suas responsabilidades, e agora, executando esse manejo do fogo de forma correta, certamente teremos um resultado positivo", afirma.

Conforme informações da Sema, a comunidade de São Jerônimo possui cerca de 70 chácaras e as famílias produzem alimentos da agricultura familiar, fica localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) no município de Chapada dos Guimarães, próxima ao pé do Morro São Jerônimo, divisa com as comunidades Arraial dos Freitas, Buritis e Comunidade do Médico. A APA de Chapada dos Guimarães tem 251 mil hectares, e abrange os municípios de Cuiabá, Campo Verde e Santo Antônio do Leverger.

É durante o intenso período de estiagem que os moradores desta localidade entram em ação para primeira resposta de combate aos incêndios, evitando que o fogo se propague para demais áreas. Por isso, foi ofertada essa formação de brigadistas, que conta com a parceria da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e com apoio do Programa REM-MT.

"Esta é mais uma etapa da nossa preparação antecipada para o enfrentamento aos incêndios, que faz parte do planejamento de combate aos incêndios florestais de 2022. Essa estratégia, de dar o suporte para que a comunidade tenha o conhecimento, os abafadores e outros equipamentos para o combate ao fogo se mostrou muito eficiente no ano passado, por isso, estamos levando este curso para todo o Estado", conta a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. 

Produção de abafadores

A produção de abafadores sustentáveis é projeto que faz parte Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais (POTIF), realizado desde 2021, com a entrega de 1.200 unidades no Pantanal. Ação faz parte da política pública do Governo de Mato Grosso como instrumento de resposta preventiva e eficaz no combate às queimadas.

As peças são produzidas por reeducandos da marcenaria do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC). O material utilizado na produção é feito com material que seria descartado no lixo.

O projeto conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural.

 

Com informações da assessoria Sema-MT.