EMERGÊNCIA 193

Notícias

Voltar Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso promove segundo curso de busca, resgate e salvamento com cães


23 de Junho de 2022 às 08:49
A capacitação está sendo realizada na cidade de Barra do Garças com militares de nove Estados do país
Assessoria | CBMMT


CBMMT
A | A

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMT), por meio da Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa, iniciou o segundo curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC). No treinamento, estão sendo capacitados bombeiros de nove Estados do país que estão reunidos no quartel da 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, no município de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá.

Ao longo de 20 dias, uma turma de 40 alunos, entre bombeiros militares de Mato Grosso, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe estão sendo treinados. As aulas estão sendo ministradas por outros militares com vasta experiência em operações reais, com atuação nas missões de desastres ocorridas no Brasil; caso do rompimento da barragem em Brumadinho – MG e na tragédia de desmoronamento do Morro da Oficina, em Petrópolis.

Professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Vale do Araguaia (UNIVAR) estão integrados para ofertar aulas dos mais variados temas: comportamento dos cães, saúde, desgaste físico e psicológico dos animais. 

A proposta é capacitar os profissionais e garantir uma grande equipe de militares para atuar nas missões de busca e resgate com cães, caso ocorra algum tipo de desastre, em alguma cidade do Brasil.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) é referência nacional para os 25 Estados e o Distrito Federal, sendo a corporação com o maior número de binômios (militar + cão) certificados pela Ligabom, totalizando 24 cães em Mato Grosso que entram em ação junto com os bombeiros durante as ocorrências. 

Em abril de 2022, Mato Grosso foi sede da 1° edição do curso Institucional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC), na unidade da 2ª Companhia Bombeiro Militar (2ª CIBM) na cidade Cáceres.  Nesta edição foram capacitados 31 bombeiros de 14 Estados, reunidos para buscar conhecimento de atuação com cães farejadores.

Breve histórico de atuação do CBMMT

As equipes do CBMMT estiveram na tragédia do rompimento da barragem no município de Brumadinho (MG), em janeiro de 2019, com o envio de 10 cães de busca, durante os 127 dias de trabalho para localização das vítimas desaparecidas.

A mais recente missão, em fevereiro deste ano, foi na localização de vítimas soterradas no desmoronamento do Morro da Oficina, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.