EMERGÊNCIA 193

Notícias

Voltar Bombeiros Militares fazem recomendações para cuidados com animais peçonhentos


11 de Outubro de 2022 às 15:36
Alerta é feito em meio a período de chuvas
Assessoria | CBMMT


Cb Alexsandre
A | A

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso divulga recomendações à população mato-grossense sobre precauções a serem tomadas com animais peçonhentos durante o período de chuvas no estado. 

Nesta estação do ano é normal que animais peçonhentos como cobras, escorpiões, lacraias e aranhas saiam em busca de alimento e abrigo em ambientes secos, aumentando o risco de contato entre humanos e as espécies. 

As consequências de uma picada de um animal variam de espécie e a vítima atingida. Em idosos e crianças até 10 anos, as dores e sequelas costumam ser mais intensas e sérias.

O Capitão BM Michael Jackson Rodrigues afirma que os cuidados são essenciais para prevenir picadas e transtornos causados por esses bichos. Os ambientes precisam estar limpos, sendo assim é preciso não acumular lixo e cortar o mato baixo para não encontrar principalmente com serpentes ou escorpiões. Neste sentido, destaca para que as pessoas evitem enfiar as mãos em frestas, buracos, e chama atenção para o uso de luvas para limpeza. “Os restos de comidas, sujeira, atraem os roedores e baratas que servem de alimentos para serpentes e escorpiões. Além disso, se escondem nas caixas de gordura”, afirmou. 

O bombeiro ainda ressalta que todo cuidado ainda é pouco, e pede que a sociedade esteja atenta e verifique roupas e sapatos que irão usar. “É necessário que a vítima esteja atenta às orientações: Após a picada de uma serpente, manter a calma e evitar fazer movimentos, para não acelerar o batimento cardíaco, a fim de que o veneno não se espalhe mais rápido, elevar o membro afetado, não fazer nenhum corte no lugar e nem tentar sugar no local da picada. Não colocar borra de café, pois pode causar infecção, e muito menos fazer torniquete (compressão no local), que pode causar efeito negativo. A sugestão é apenas lavar com água e sabão a região afetada e, o mais importante, encaminhar a vítima para a unidade de Pronto Atendimento mais próxima”, finalizou.