14 de Fevereiro de 2023 às 15:17
Unidades de Rondonópolis, Primavera do Leste, Jaciara, Campo Verde e Alto Araguaia fazem parte do projeto.

O Comando Regional Bombeiro Militar II (CRBM-II) está realizando nas Unidades Bombeiro Militar de Rondonópolis (3ºBBM), Primavera do Leste (6ªCIBM), Jaciara (9ªCIBM), Campo Verde (11ªCIBM) e Alto Araguaia (NBM Alto Araguaia) o “Projeto Saúde”, a fim de promover melhorias na saúde, bem-estar e no condicionamento físico de seu efetivo. O projeto segue uma programação estabelecida pelo Comando Regional II, já sendo realizadas as etapas de Avaliação de Bioimpedância e Avaliação Antropométrica dos bombeiros militares.
A avaliação Bioimpedância objetiva observar se a pessoa possui um volume de gordura ou de músculos adequado à sua idade e ao seu gênero, identificando, por exemplo, se há risco de desenvolver obesidade ou doenças crônico-degenerativas, que podem surgir em razão do sobrepeso. Com esses dados é possível intervir antes que esses problemas ocorram. Já a Avaliação Antropométrica objetiva verificar as medidas do corpo humano, tais como tamanho, forma e composição corporal do indivíduo, estado nutricional, além de diagnosticar possíveis riscos de doenças cardíacas. Para a avaliação, são considerados aspectos como peso, altura, dobras cutâneas, circunferências e peso ideal.
Além destes testes serão realizados nas unidades, testes de glicemia e medição de pressão arterial. Após esta etapa será iniciado uma Periodização de Treinamento Físico Militar para os bombeiros militares da regional. O projeto prevê recompensar aqueles que melhorarem o condicionamento físico, bem como estabelecer e/ou superar recordes nos exercícios realizados nos Testes de Aptidão Física-TAF cobrados pela diretriz institucional, conforme regras previamente estabelecidas.
O objetivo do Comandante Regional - Coronel BM Fabrício é incentivar os militares a melhorem seu condicionamento físico, mantê-los mais dispostos, aprimorar seus índices, conservar a conduta individual de prevenção de doenças e promoção da saúde, mantendo assim um efetivo bem preparado, à serviço da população.