O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu incêndio que atingia uma carreta carregada de óleo diesel em Lucas do Rio Verde, na noite desta quinta-feira (23.03). A ocorrência foi atendida pela 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar. Apesar do incêndio, não houve vítimas.
O acionamento da equipe se deu por volta de 18h50, quando solicitantes informaram via 193 que um caminhão carregado de combustível estaria pegando fogo, próximo a um posto de combustível, nas imediações da BR-163. Três viaturas foram acionadas e se deslocaram imediatamente ao endereço informado.
No local foi constatado que havia um caminhão Scania com dois semirreboques acoplados, estando ambos carregados com cerca de 58.000 litros de óleo diesel, segundo informações do condutor.
O condutor ainda informou que havia acabado de chegar do município de Sinop (distante cerca de 150 km de Lucas do Rio Verde), de onde voltou com o carregamento. Segundo ele, assim que retornou a Lucas do Rio Verde e realizou a manobra de conversão à direita na Rua Cuiabá, no Setor Industrial, observou que havia fumaça saindo do eixo do semirreboque do lado esquerdo.
Imediatamente, o condutor parou o caminhão, pegou o extintor de incêndio do caminhão e deu início ao combate às chamas, contando com auxílio de populares que passavam pelo local.
A equipe, então, fez análise da cena e do material que queimava, verificando que ainda havia risco de propagação do foco de incêndio para o tanque de combustível. Desta forma, os bombeiros continuaram o combate às chamas com a técnica de resfriamento, utilizando cerca de 2.000 litros de água do caminhão Auto Bomba-Tanque, tendo êxito no combate ao fogo.
Após a realização do combate, a equipe orientou o proprietário da necessidade de realizar a manutenção completa da parte do caminhão que havia sido atingida, em virtude da deformação dos pneus, freios e outras partes que podem comprometer a correta utilização do sistema.