EMERGÊNCIA 193

Notícias

Voltar Corpo de Bombeiros Militar inicia curso de Geoprocessamento Aplicado a Incêndios Florestais


24 de Abril de 2023 às 18:10
Bombeiros de Mato Grosso, Ceará e Goiás participam do curso
Assessoria | CBMMT


CBMMT
A | A
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realizou, nesta segunda-feira (24.04), a aula inaugural do 9º Curso de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais (9º CGIF). A solenidade ocorreu no Batalhão de Emergências Ambientais em Cuiabá, onde ocorrerá a capacitação.

Ao todo, 34 bombeiros militares, dentre eles um do Corpo de Bombeiros de Goiás e dois do Estado do Ceará, participam da capacitação, que terá a duração de cinco dias, com o encerramento previsto para sexta-feira (28).

O curso tem como objetivo transmitir conhecimentos sobre a atividade de geoprocessamento aplicado aos incêndios florestais, que, quando empregado adequadamente, possibilita a otimização e o aumento da efetividade das ações de prevenção, resposta e responsabilização às queimadas.

O comandante-geral em exercício, coronel BM Ricardo Antônio Bezerra Costa, destacou a importância do treinamento. “Quanto melhor trabalharmos os dados que recebemos via satélite, mais eficiente será a resposta em campo”, afirmou.

A capacitação também é útil para a confecção de mapas, extração de informações relevantes, elaboração de estratégias e de análise de ocorrências anteriores.

Ao final do curso, os alunos serão capazes de entender a multidisciplinaridade que as ferramentas de geoprocessamento possibilitam, auxiliando suas Corporações e Unidades Operacionais no fortalecimento de suas ações, contribuindo com a preservação da natureza e patrimônio.

Além do coronel BM Ricardo, a solenidade contou com a presença do coronel BM Aluisio Metelo Junior, coordenador de Proteção Contra Incêndio da ALMT, coronel BM Dércio Santos da Silva, secretário Executivo do Comitê Estadual do Fogo, coronel BM Lahel Rodrigues da Silva, diretor de Gestão Estratégica, coronel BM Marcelo Augusto Reveles Carvalho, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa e coronel BM Vivian Rizziolli Correa, diretora Operacional.